Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

0

Como vender qualquer coisa com o Sim Sim

Sócrates foi um dos filósofos mais brilhantes que o mundo já conheceu. Realizou alguma coisa que apenas um punhado de homens na História conseguiu fazer: sutilmente mudou todo o curso do pensamento humano, e, agora, vinte e três séculos depois de sua morte, é considerado como um dos mais sábios persuasores que já influenciaram este mundo tão cheio de disputas.

Seu método? Dizia Sócrates a alguém que ele estava errado? Oh, Sócrates, não. Era hábil demais para cometer tal erro. Toda a sua técnica, hoje conhecida por "método socrático", era baseada na obtenção do máximo de respostas "sim, sim". Formulava questões ao seu oponente com as quais ele não podia deixar de concordar.

De concordância em concordância ia até conseguir reunir um punhado de "sins". Prosseguia fazendo suas perguntas até que, finalmente, quase sem compreender, seu oponente se encontrava diante de uma conclusão envolvente que, por certo, poucos momentos antes, teria rejeitado veementemente.




Certa vez, um homem quis alugar um arco de caça em uma loja. Os vendedores disseram-lhe que não alugavam equipamentos. O homem, então telefonou para outra loja.

Ele assim descreve o que aconteceu: "Um cavalheiro muito gentil atendeu o telefone. A resposta do homem quanto ao aluguel de equipamento foi completamente diferente da anterior. Disse que sentia muito, mas não alugavam arcos havia muitos anos. Perguntou-me se eu havia alugado alguma vez antes. Respondi: `Sim, há muitos anos atrás'.

Ele fez-me lembrar que, provavelmente, devia ter gasto de 25 a 30 dólares pelo aluguel. I Disse `sim', novamente.

Perguntou-me se eu era uma pessoa que gostava de economizar dinheiro. Naturalmente, respondi com um `sim'. Ele prosseguiu explicando que tinham conjuntos de arcos completos à venda por 34,95 dólares. Assim, com 4,95 a mais, em vez de alugar, poderia comprar um equipamento completo. Ele explicou que por aquela razão tinham parado de alugá-los. Então não achava eu aquilo razoável? Minha resposta foi outro `sim', e este `sim' levou-me a comprar o equipamento. Quando fui buscá-lo, comprei muitos outros artigos e desde então tornei-me freguês regular."

Na próxima vez em que estivermos tentados a dizer a um homem que ele está errado, ou que ele deve comprar um determinado produto, lembremo-nos de SOcrates e formulemos uma pergunta - uma pergunta que obtenha uma resposta afirmativa, um "sim". Faça várias perguntas para que ele responda outros "sins". Você se surpreenderá com essa técnica.

Essa técnica faz parte do curso Impácto Copywriter que você pode conhecer mais a fundo no link abaixo.

Impácto Copywriter

Até a próxima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa

Meu canal Youtube